Formação Continuada
A formação continuada oportuniza aos trabalhadores, gestores e conselheiros da assistência social e da rede de proteção como um todo, acesso à qualificação, conhecimento de conteúdos atualizados, promovendo a troca de conhecimentos e desenvolvendo habilidades e competências necessárias para o exercício das ações cotidianas.
As capacitações ou ciclos formativos são desenvolvidas visando a efetivação de políticas públicas e garantia de direitos. São voltadas para técnicos e gestores da Assistência Social (SCFV, PAIF, PAEFI, medidas socioeducativas, vigilância socioassistencial), conselho tutelar, Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), Conselhos Municipais do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, entre outros atores.
É um processo construtivo que auxilia a reflexão dos profissionais sobre a adequação dos processos e fluxos de trabalho, garantindo assim a efetivação das políticas públicas.
A busca pela qualificação e eficiência do trabalho técnico e da qualidade da oferta dos serviços é algo que exige um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários a uma atuação eficiente e autônoma. É essencial buscar formas de adquirir habilidades pessoais que façam diferença no seu trabalho, afinal, as certificações profissionais, apesar de importantes, não são as únicas responsáveis pelo sucesso da sua carreira. A complexidade da nossa atuação exige uma formação continuada.
Conheça alguns dos temas das formações realizadas pela Maná:
- Identificação das violências e a atuação da rede de proteção à criança e adolescente;
- As atribuições do CT e do CMDCA no foco da garantia de direitos;
- Os papéis dos atores da rede de proteção e a organização do Sistema de Garantia de Direitos;
- Os serviços da Política de Assistência Social e a atuação do CRAS e do CREAS;
- O trabalho psicossocial com famílias em situação de acolhimento institucional;
- Avaliação e elaboração de instrumentais no foco da capacidade parental;
- Os instrumentais para acompanhamento e estudo de caso;
- A violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito das políticas públicas como medidas de enfrentamento;
- Preparação dos acolhidos para inserção em família substitua – um olhar técnico.
O processo de formação continuada é elaborado e planejado conforme a demanda do seu serviço / conselho e município.