Assessoria para SAICA
(Serviço de Acolhimento Institucional
de
Crianças e Adolescentes)
e família acolhedora
Serviços de alta complexidade exigem profissionais bem preparados e com segurança na tomada de decisões. A assessoria para serviços de acolhimento visa capacitar, instrumentalizar e fortalecer a atuação técnica de cada profissional da equipe, impactando diretamente na garantia de direitos do público atendido.
O trabalho da assessoria realizado pela equipe da Maná é composto de: – estudo; – identificação dos atores e seus papéis; – plano, possibilidades de intervenção e planejamento; – reflexões para melhorar a comunicação entre os profissionais (equipe técnica, diretoria e educadores); – atividades e capacitação complementando os objetivos destacados nos planejamentos. O assessor da Maná é um motivador, um facilitador no processo de aprendizagem, transmitindo conhecimentos e se comprometendo com a reflexão das equipes.
Segue alguns dos temas que podem ser trabalhados na Assessoria para SAICAS e família acolhedora:
- História da infância e dos SAICAs no Brasil;
- A importância da mudança na lei para proteção de crianças e adolescentes (Tipificação, Orientações Técnicas, ECA e novas leis relacionadas à violência contra crianças e adolescentes – escuta especializada e Henry Borel);
- A identificação da violência contra crianças e adolescentes com foco no SAICA;
- Estudo diagnóstico e instrumentais de avaliação inicial da família (genograma, cronologia, mapa de rede e outros para avaliação das competências parentais);
- Instrumentais de avaliação das capacidades parentais;
- Elaboração e construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) e Plano Individual de Acompanhamento Familiar (PAF);
- Projeto Político Pedagógico (PPP)
- O trabalho para com a autonomia dos adolescentes;
- As orientações técnicas do SAICA:
a. Princípios norteadores do serviço
b. Estudo diagnóstico que embasa o acolhimento
c. Plano de intervenção individual e familiar
d. O acompanhamento familiar
e. Parâmetros de funcionamento
f. A participação de crianças e adolescentes no funcionamento do serviço e no processo;
- O trabalho com a rede de proteção e a importância da articulação dos serviços.