Maná

Assessoria para SAICA
(Serviço de Acolhimento Institucional
de Crianças e Adolescentes)
e família acolhedora

Serviços de alta complexidade exigem profissionais bem preparados e com segurança na tomada de decisões. A assessoria para serviços de acolhimento visa capacitar, instrumentalizar e fortalecer a atuação técnica de cada profissional da equipe, impactando diretamente na garantia de direitos do público atendido.

O trabalho da assessoria realizado pela equipe da Maná é composto de: – estudo; – identificação dos atores e seus papéis; – plano, possibilidades de intervenção e planejamento; – reflexões para melhorar a comunicação entre os profissionais (equipe técnica, diretoria e educadores); – atividades e capacitação complementando os objetivos destacados nos planejamentos. O assessor da Maná é um motivador, um facilitador no processo de aprendizagem, transmitindo conhecimentos e se comprometendo com a reflexão das equipes.

Segue alguns dos temas que podem ser trabalhados na Assessoria para SAICAS e família acolhedora:

  • História da infância e dos SAICAs no Brasil;
  • A importância da mudança na lei para proteção de crianças e adolescentes (Tipificação, Orientações Técnicas, ECA e novas leis relacionadas à violência contra crianças e adolescentes – escuta especializada e Henry Borel);
  • A identificação da violência contra crianças e adolescentes com foco no SAICA;
  • Estudo diagnóstico e instrumentais de avaliação inicial da família (genograma, cronologia, mapa de rede e outros para avaliação das competências parentais);
  • Instrumentais de avaliação das capacidades parentais;
  • Elaboração e construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) e Plano Individual de Acompanhamento Familiar (PAF);
  • Projeto Político Pedagógico (PPP)
  • O trabalho para com a autonomia dos adolescentes;
  • As orientações técnicas do SAICA:
    a. Princípios norteadores do serviço
    b. Estudo diagnóstico que embasa o acolhimento
    c. Plano de intervenção individual e familiar
    d. O acompanhamento familiar
    e. Parâmetros de funcionamento
    f. A participação de crianças e adolescentes no funcionamento do serviço e no processo;
  • O trabalho com a rede de proteção e a importância da articulação dos serviços.

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