Maná

Acompanhamento de crianças e adolescentes nos SAICAS e instrumentais de elaboração do PIA.

Esse curso visa formar profissionais que atuam nos Serviços de Acolhimentos Institucionais ou Familiares acerca da elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) e seu respectivo Plano de Ação, a fim de auxiliar no fortalecimento da criança/adolescente e de seus familiares, garantindo a brevidade do acolhimento e o direito à convivência familiar, seja ela em família de origem ou substituta.

Curso para profissionais que atuam em serviços de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.

Assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, coordenadores, gestores e estudantes.

O QUE VOCÊ APRENDERÁ:

Instrumentais que favorecem a avaliação técnica como: genograma, cronologia dos atendimentos da rede em relação à família e organização de prazos – A importância do uso de avaliações reconhecidas do ponto de vista científico; – O plano de ação como norteador do trabalho com a família.

– Instrumentais e sugestões de avaliações para serem utilizadas com as crianças e adolescentes com o objetivo de conhecer sua história de vida; analisar as relações com os familiares e seus vínculos; conhecer a rede de apoio do acolhido(a) e identificar suas potencialidades para propor o plano de ação; – O plano de ação como norteador do trabalho com a criança ou adolescente e sua participação nessa elaboração

– A importância do monitoramento contínuo do Plano de Ação – como organizar o trabalho dentro da rotina complexa do Serviço de Acolhimento; – Os relatórios advém do planejamento inicial que compõem o PIA e sua importância para a tomada de decisão em relação ao caso.

Apresentação de um modelo de PIA e plano de ação para preenchimento das equipes e discussão conjunta sobre as dúvidas e sugestões.

A medida protetiva de acolhimento é uma ação de proteção excepcional que ao afastar crianças e adolescentes de suas famílias gera sofrimento e grande angústia, tanto nos acolhidos quanto em seus familiares. Assim, a atuação da Equipe Técnica precisa ser planejada e sistematizada a fim de propor ações que superem as violências que ocasionaram o acolhimento e fortaleçam, considerando a individualidade de cada caso, os envolvidos.

O Plano Individual de Atendimento (PIA) é um documento que visa organizar as avaliações iniciais do caso, o histórico de atendimentos e o planejamento das ações do Serviço, da própria família e da rede de atendimento, tendo por objetivo garantir a restituição dos direitos violados.

O preenchimento deste documento e sua elaboração conjunta com a rede de atendimento auxilia nas reflexões sobre o caso, na avaliação acerca da possibilidade de reintegração familiar e na construção de propostas para o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes. Dessa forma, entregar o PIA ao judiciário e aos demais serviços não pode ser uma ação reduzida e mera formalidade, mas de fato uma construção conjunta com objetivos claros e um monitoramento eficiente das ações propostas, com argumentação técnica e relatórios que possam subsidiar as decisões sobre o acolhimento e a vida dos acolhidos.

Passo 1

Preencha o formulário de inscrição

Acesse o link abaixo e preencha seus dados. Sua inscrição só será confirmada após o pagamento do curso.

Passo 2

Modelos para preenchimento do Prontuário Familiar

Passo 3

Oficina prática para discussão e construção dos instrumentais de trabalho com às famílias.

CONHEÇA O CONTEÚDO DOS MÓDULOS:

Módulo 1

Contextualizando o PIA: definição, objetivos e finalidade

Módulo 2

Avaliações iniciais para elaboração do PIA: a família

Módulo 3

Avaliações iniciais para elaboração do PIA: criança e adolescente

Módulo 4

Articulação com a rede de proteção e atendimento à criança e ao adolescente: elaboração coletiva do PIA

Módulo 5

Modelos e preenchimento do PIA e do respectivo Plano de Ação

Módulo 6

Monitoramento e avaliação do PIA: subsídios para decisão acerca do caso

Investimento

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Valores especiais para equipes, instituições e/ou profissionais que atuem no mesmo SAICA.

Modalidade on-line (síncrono) ou presencial.

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